Blogia
COMUNICAÇÃO E PATRIMÓNIO MUNDIAL - Blogue de Apoio à Tese de Doutoramento

Comunicação publicitária relacionada com o Património Mundial

FÓRUM MUNDIAL DE MARKETING 3.0 DEBATE NOVOS COMPORTAMENTOS ENTRE MERCADO E CONSUMIDOR

FÓRUM MUNDIAL DE MARKETING 3.0 DEBATE NOVOS COMPORTAMENTOS ENTRE MERCADO E CONSUMIDOR

Fórum que se ralizou entre os dias 15 e 16 de Novembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, teve como convidados nos seguintes oradores:

- Patricia Seybold (Inovação & Clientes)

- Nirmalya Kumar (Crescimento e Inovação)
Este investigador é o autor de um interesssante artigo no âmbito do marketing 3.0,ao defender uma mudança de paradigma, dos famosos "4 p's" (Product, Price, Promotion, Place) de Jerome McCarthy, para para um novo modelo, o dos "3 v's" (Valor dos clientes, proposta de Valor e rede de Valor).

-Russel Buckley (Marketing Móvel)

- B.J Fogg (Persuasão & Marketing)

- Jeffrey Thull (Estratégia de Vendas)

- Bernardo Hernandez (Tecnologia & Tendências)

O Marketing 3.0 tem demonstrado ser nos dias de hoje uma ferramenta essencial na promoção do património classificado, como demonstram as várias plataformas móveis promovidas produzidas pela UNESCO, como a FOTOPEDIA HERITAGE, que o Centro do Património Mundial desenvolveu exclusivamente para Iphone e IPAD e apresenta fotos de grande resolução e infromações detalhadas sobre os bens culturais e naturais classificados como Património da Humanidade.


Brevemente, será apresentado neste blogue um resumo do artigo científico que está a ser concluido pelo autor deste blogue no seguimento da temática do marketing 3.0

Estratégia de Comunicação na Candidatura ao Património Mundial - A utilização da imagem de Figuras Públicas na promoção do património candidato

Estratégia de Comunicação na Candidatura ao Património Mundial - A utilização da imagem de Figuras Públicas na promoção do património candidato

José Mourinho apoia candidatura da Arrábida a Património Mundial
Cerimónia de instalação Comissão de Honra hoje em Palmela


"A iniciativa de candidatar a Arrábida a Património Mundial, promovendo a sua protecção e valorização, estimulando o conhecimento e a descoberta deste património, apostando na harmoniosa relação entre natureza e comunidades locais, merece o envolvimento de todos, pelo que é com enorme satisfação que me associo a este processo, integrando a sua Comissão de Honra, acreditando no sucesso desta candidatura.” - afirma José Mourinho, o melhor treinador do Mundo - que é natural de Setúbal, ao expressar o seu apoio à candidatura da Arrábida a Património Mundial.

O melhor treinador do Mundo - que é natural de Setúbal, expressou o seu apoio à candidatura da Arrábida a Património Mundial. José Mourinho é uma das honrosas personalidades que fazem parte da Comissão de Honra da Arrábida a Património Mundial, cuja cerimónia de instalação se realiza hoje, dia 28 de Outubro, pelas 17h00, na Igreja de Santiago do Castelo de Palmela.

As palavras de José Mourinho sobre Arrábida Património Mundial:

“Para quem sempre teve a Arrábida como vizinha é fácil compreender que os seus mistérios, a relação que nela se estabelece entre a terra e mar, a hospitalidade com que a serra, as suas praias, os seus recantos acolhem o visitante, abraçando-o com paisagens únicas, constituem um património extraordinário que merece ser conhecido e reconhecido.
A iniciativa de candidatar a Arrábida a Património Mundial, promovendo a sua protecção e valorização, estimulando o conhecimento e a descoberta deste património, apostando na harmoniosa relação entre natureza e comunidades locais, merece o envolvimento de todos, pelo que é com enorme satisfação que me associo a este processo, integrando a sua Comissão de Honra, acreditando no sucesso desta candidatura.”

Extraído em 14 de Novembro de 2011 do sítio do diário digital Rostos.pt:http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=61087&mostra=2&seccao=personalidades&titulo=Jose-Mourinho-apoia-candidatura-da-Arrab

Exemplo de Divulgação do Património: Sitio on-line de Turismo da Junta de Castilla y León

Exemplo de Divulgação do Património: Sitio on-line de Turismo da Junta de Castilla y León

 

Desenvolvido em várias línguas (incluindo o português e o galego), o sítio web de turismo da Junta de Castilla y León elaboara uma excelente gama de informação relacionada com todos os aspectos turísticos da região, destacando o facto de nesta província se encontrarem três cidades com espólio considerado Património Mundial (Ávila, Salamanca e Segóvia), dando amplo relevo a esse facto, criando dossiers específicos para cada um dos exemplares monumentais. Neste sítio pode-se encontrar também exemplos de colaboração entre entidades públicas e privadas. A não perder!

 

 

Servidor Web de Información Turística de la Junta de Castilla y León

 

 

Exemplo de Divulgação Turística; Exemplo de Parceria entre Entidades Públicas e Privadas

Exemplo de Divulgação Turística; Exemplo de Parceria entre Entidades Públicas e Privadas Cartaz publicado no Jornal de Notícias de 8 de Abril de 2007

Revista Turismo 2007: O Poder dos Média na construção da marca

Revista Turismo 2007: O Poder dos Média na construção da marca

“Existem múltiplas técnicas de campanhas turísticas – como publicidade, mailing, promoção de vendas e relações públicas - que permitem alterar a percepção negativa acerca de um destino. A Comunicação Social desempenha aqui um papel preponderante: a má gestão de um cenário de crise junto dos média, como actividades terroristas e desastres naturais, pode arrasar um destino turístico. Os média possuem a capacidade de moldar as percepções dos públicos sobre determinado destino. Independentemente do factor que origine uma imagem negativa do destino, a ideia transmitida é sempre pouco favorável. E as consequências sentem-se a longo prazo, muitas vezes no investimento, economia, comércio e habilidade competitiva. (…) Ainda que alterar ideias pré-concebidas não seja fácil, muitos destinos turísticos tornaram a sua imagem positiva, voltando a atrair turistas, fruto de estratégias de comunicação adequadas e muitas vezes suportadas na publicidade.”

 

Athayde, Edson (2007). O Destino enquanto Marca. O Turismo em 2007, Ed. 2007, 48-49.