Blogia
COMUNICAÇÃO E PATRIMÓNIO MUNDIAL - Blogue de Apoio à Tese de Doutoramento

EXEMPLO DE PARCERIAS ENTRE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NA PROMOÇÃO DO PATRIMÓNIO CLASSIFICADO:CASA-MEMÓRIA DE CAMÕES INAUGURA EXPOSIÇÃO

EXEMPLO DE PARCERIAS ENTRE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NA PROMOÇÃO DO PATRIMÓNIO CLASSIFICADO:CASA-MEMÓRIA DE CAMÕES INAUGURA EXPOSIÇÃO

No dia 19 de Novembro de 2011, terá lugar pelas 16h00, na Casa-Memória de Camões, em Constância, a inauguração da Exposição “O Centro Histórico de Macau - Património da Humanidade”, a qual estará patente até ao dia 18 de Dezembro. 
Esta exposição resulta de uma parceria entre o Centro de Promoção e Informação Turística de Macau em Portugal, a Câmara Municipal de Constância e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. De salientar que esta iniciativa se insere numa estratégia de intervenção que se pretende mais abrangente, de aproximação do Médio Tejo ao Oriente, alicerçada pela figura de Camões enquanto elo de ligação. 
A origem desta exposição surge na sequência da inclusão do Centro Histórico de Macau na lista do Património Mundial da UNESCO, a 15 de Julho de 2005, desejando com este evento dar a conhecer essa distinção aos portugueses, em particular aos residentes, visitantes e turistas do Médio Tejo, através de uma mostra fotográfica composta por 25 painéis sobre o Património Mundial de Macau, o qual materializa anos de história portuguesa e chinesa num património histórico invulgar a nível mundial. 
Por outro lado, enaltecendo a ligação tradicional entre a China e Portugal, que se manifesta através da partilha de vários elementos históricos, culturais e económicos resultantes de uma relação de mais de quinhentos anos, na qual Macau tem desempenhado um importante papel na consolidação da relação estratégica entre ambos, pretende-se com esta Exposição dar início a uma aproximação entre a região do Médio Tejo e a China, tendo Macau como interlocutor dessa relação. Posteriormente ambiciona-se alargar esta ligação também à India/Goa, com o objetivo de promover a dinamização de um intercâmbio cultural e turístico entre estas regiões. 
Esta exposição, que já foi exibida em Lisboa e no Parlamento Europeu, na cidade de Bruxelas, estará agora patente em Constância, até ao dia 18 de Dezembro. 
Após a inauguração da exposição, irá decorrer um colóquio sobre a temática do evento aberto à população em geral. 

Extraído em 14 de Novembro do sítio do Jornal Cidade de Tomar: http://www.cidadetomar.pt/noticia.php?id=1766

0 comentarios