Blogia
COMUNICAÇÃO E PATRIMÓNIO MUNDIAL - Blogue de Apoio à Tese de Doutoramento

O Interesse dos Media nas Questões do Património- PR APONTA BONS EXEMPLOS

In 22 de Janeiro de 2008

 

"Cavaco Silva elogia trabalho trabalho da Comissão de Vigilância do Castelo da Feira.

O Presidente da Républica considerou, ontem, "notável" o trabalho de recuperação do castelo de Santa Maria da Feira, apontando este

caso como um bom exemplo de "cooperação estratégica" entre a sociedade civíl, o poder local e o poder central.

É "um bom exemplo que gostaria de ver replicado noutros pontos do país", disse Cavaco Silva no encerramento da II jornada do Roteiro para o Património, que levou o Presidente da Républica a visita, durante o dia de ontem, o mosteiro de Arouca e o Castelo de Santa Maria da Feira, dois monumento nacionais de grande significado histórico, como sublinhou, por estarem profundamente ligados à fundação da nacionalidade, na companhia da esposa, Maria Cavaco Silva, da Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

O Mosteiro de Arouca, fundado no séc X, além de ser conhecido pela doçaria conventual (as castanhas de ovos são um exemplo), é detentor de uma das mais valosas colecções de arte sacra do País, gerida pela Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda (RIRSM).

Por sua vez, o castelo de Santa Maria da Feira, cuja fundação rementa igualmente ao período anter ior da nacionalidade está a cargo de uma comissão de vigilância centenária (completa cem anos em 2009), que tem sido "um motor" da recuperação física da antiga fortaleza militar, do seu estudo e da projecção que tem alcançado, nos últimos anos, com a realização de uma série de eventos artísiticos e culturais, em colaboração com o IPPAR, a Câmara e outros actores locais, como o Europarque. Tal como na véspera, em Coimbra, Cavaco Silva chamou a atenção para a defesa do património hstórico enquanto "expressão da singularidade do País neste mundo globalizado" e alertou para a circunstância de se tratar de um património comum, de todos os portugueses, que "pode contribuir para o desenvolvimento económico do país".

"A defesa do património  é responsabilidade de todos e não só do Governo ou da Ministra da Cultura. Também é responsabilidade da sociedade civil", disse.

O Presidente da Républica deixou ainda, bem vincado, que a preservação e a valorização do património pode constituir, também, "uma forma do País andar para a frente e ganhar confiança do futuro", afirmou.

Cavaco Silva assistiu ainda à apresentação de um livro, "Terra de Santa Maria: Terra Mãe do Primeiro Portugal", fruto de uma investigação histórica de Eduardo Vera Cruz Pinto 

 

 

Maximino, José C. (2008, 23 de Janeiro). PR Aponta Bons Exemplos. Cavaco Silva elogia trabalho trabalho da Comissão de Vigilância do Castelo da Feira. Jornal de Notícias, p. 57

0 comentarios