Blogia
COMUNICAÇÃO E PATRIMÓNIO MUNDIAL - Blogue de Apoio à Tese de Doutoramento

Governo israelita chamado a suspender obras em Jerusalém

Governo israelita chamado a suspender obras em Jerusalém "

O director-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Koichiro Matsuura, exigiu quinta-feira a suspensão de obras de construção iniciadas pelas autoridades israelitas na zona da Antiga Cidade de Jerusalém, registada na lista do património mundial em perigo, "a fim de evitar as tensões de que ninguém pode presentemente calcular a amplitude".
"O carácter distintivo da Antiga Cidade de Jerusalém explica-se pela sua estreita relação entre os edifícios históricos, religiosos e as populações que vivem perto. Tocar este equilíbrio subtil entre os símbolos das três religiões do Livro significa correr o risco de desrespeitar as crenças de cada um", escreveu Matsuura numa carta endereçada ao primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert.
A zona da Antiga Cidade de Jerusalém é protegida pela Convenção das Nações Unidas que a classificou na lista do património mundial cultural e natural desde 1972.

A UNESCO receia que as obras de construção, cujo plano Israel não revelou, atentam contra o "valor universal excepcional" do património cultural deste sítio.

O Comité do Património Mundial tinha estimado, durante a última sessão a Vilnius, na Lituânia, em 2006, que o Estado Judeu deveria transmitir à UNESCO todas as informações úteis a respeito dos novos edifícios previstos nos arredores do Muro Ocidental, incluindo os planos da reconstrução da via que dá acesso a Haram ash-Shaif."

In Globo Notícias, Extraído a 9 de Março de 2007 

0 comentarios