Blogia
COMUNICAÇÃO E PATRIMÓNIO MUNDIAL - Blogue de Apoio à Tese de Doutoramento

Exemplo de Opinião Públicada nos Media sobre o Património

Exemplo de Opinião Públicada nos Media sobre  o Património

"Ponte de D. Maria e Dignidade


Nuno Grande, Médico e professor universitário


As circunstâncias que rodeiam o processo de recuperação e reconversão da Ponte D. Maria Pia traduzem um desafio à dignidade de uma geração que assiste à progressiva destruição deste património.

A responsabilidade da geração que assume os destinos das comunidades envolvidas neste processo é tanto maior quanto este monumento é Património da Humanidade e tem um significado ímpar na obra do génio criador de Gustavo Eiffel, que deste modo ensaiou a arquitectura de ferro que o notabilizou.

De facto, existem documentos que comprovam ter sido a construção da Ponte de D. Maria que permitiu desenvolver estudos conducentes à possibilidade de construção de outras pontes noutros países europeus e que possibilitou também a elaboração da construção da torre que é símbolo de Paris.

A assinatura de um protocolo da Refer com as câmaras do Porto e Gaia para promover a utilização desta ponte, após adaptação, como pedonal, foi realizada por acção empenhada do então governador civil do Porto, dr. Manuel Moreira, e das vereações das câmaras do Porto e Gaia.
Nasceu uma grande esperança em todos os que anseiam por ver recuperada a dignidade de um povo que é herdeiro deste património e não tem conseguido corresponder a esta honra. Contudo, nada tem acontecido, o que torna legítima a inquietação dos que se preocupam com a identidade cultural da nossa comunidade.
De facto, é imperativa a necessidade de desenvolver a proposta de adaptação da ponte D. Maria que foi apresentada pelo arquitecto Pedro Ramalho e que contemplava a possibilidade de organizar um centro de documentação relativo a tudo o que se relaciona com este monumento e assim contribuir para a criação de um museu Eiffel que prestasse homenagem a este génio criador que deixou um filho sepultado em Gaia, onde faleceu."

In Página On-line do Jornal de Notícias - http://jn.sapo.pt/2007/03/01/opiniao/ponte_d_maria_e_dignidade.html

Extraído a 14/03/2007

0 comentarios