Blogia
COMUNICAÇÃO E PATRIMÓNIO MUNDIAL - Blogue de Apoio à Tese de Doutoramento

Passos do Desenvolvimento da Tese de Doutoramento

"Tendo em vista o objectivo de preservar um património universal, que é de todos, para todos, verdadeiros episódios de uma história secular, por vezes milenar, que se deseja passar, como testemunho, para as gerações vindouras, de forma ininterrupta, urge, saber de que forma o fenómeno e contexto da Comunicação pode auxiliar primeiro, a UNESCO, depois as autoridades nacionais e municipais, instituições públicas e privadas que de uma forma ou de outra interagem com o património classificado, a preservar o relicário edificado que é o centro histórico de uma cidade como o Porto ou Santiago de Compostela. Desta forma propõem-se as seguintes questões: existe mesmo formas estudadas da Comunicação relacionadas com o Património Mundial? De que forma é levada a cabo a comunicação entre as autoridades nacionais e internacionais? E entre essas autoridades e as instituições? Os principais meios de comunicação social interessam-se sobre este tema? A divulgação educacional e pedagógica existe? Se existe será que está a ser bem elaborada? Será que existe publicidade direccionada para este tipo de “produto” que o Património Mundial, já que se torna um excelente “postal” turístico de qualquer cidade?"

Passos do Desenvolvimento da Tese de Doutoramento “A Importância da Comunicação na Atribuição, Difusão Institucional, Mediática, Educacional e Publicitária do Título de Património Mundial da UNESCO . Os exemplos das Cidades do Porto e de Santiago de Compostela”.

Clique aqui para consultar a totalidade do documento (em formato pdf), relativo ao trabalho final do Curso de Metodologia da Investigação em Comunicação, leccionado pela Professora Doutora Aurora García

0 comentarios