Blogia
COMUNICAÇÃO E PATRIMÓNIO MUNDIAL - Blogue de Apoio à Tese de Doutoramento

Rede de Escolas Associadas

Escolas associadas
Com 50 anos de existência, a Rede de Escolas Associadas (Rede PEA) é uma das mais antigas da UNESCO. Foi criada para mobilizar as escolas do mundo na realização de projectos escolares destinados a fortalecer o papel da educação na promoção de uma cultura de paz e tolerância, assim como a compreensão e cooperação internacionais.
Desde sua criação, a Rede PEA participou em projetos internacionais, regionais e sub-regionais em questões como a protecção do meio-ambiente; apreciação do património mundial; abolição da escravidão; prevenção da violência nas escolas; construção de uma cultura de paz e educação para o consumo sustentável, entre outras.

Todas as escolas, universidades e institutos técnicos podem participar desta rede, desde que se comprometam com a UNESCO a desenvolver projetos institucionais que promovam algumas das questões acima mencionadas. Existem 7.000 escolas associadas em todos os continentes. Cerca de 1.200 estão na nossa região.

.: Prevenção da violência e construção de uma Cultura de Paz nas escolas
.: O Patrimônio Mundial nas Mãos dos Jovens
.: Educação para um Consumo Sustentável
A Rede PEA é parte da execução e continuidade do terceiro foco estratégico do Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (PRELAC): "A cultura nas escolas, para que estas se convertam em comunidades de aprendizagem e participação", aprovado em Havana em Novembro de 2002.
Nosso trabalho actualmente se concentra em três áreas:

.: Prevenção da violência e construção de uma Cultura de Paz nas escolas
.: O Património Mundial nas Mãos dos Jovens
.: Educação para um Consumo Sustentável

UNESCO, Rede de Escolas Associadas (2005). Extraído em 13 de Fevereiro de 2005 do sítio da UNESCO:http://whc.unesco.org/pg.cfm?cid=175

0 comentarios