Blogia
COMUNICAÇÃO E PATRIMÓNIO MUNDIAL - Blogue de Apoio à Tese de Doutoramento

ROTEIRO PARA O PATRIMÓNIO: Uma Excelente Promoção ao mais Alto Nível

ROTEIRO PARA O PATRIMÓNIO: Uma Excelente Promoção ao mais Alto Nível

O Presidente da Républica, Aníbal Cavaco Silva desenvolve esta semana o primeiro Roteiro para o Património, uma iniciativa excelente de promoção do nosso espólio histórico edificado. O Presidente da Républica, ao levar a cabo este roteiro está sensibilizar ao mais alto nível a importância do Património para o nosso país, não só como testemunho da nossa identidade histórica mas também vertente dinamizadora da importante indústria do Turismo.

 

Apresentação do Roteiro para o Património Clique aqui para ouvir

O Roteiro para o Património é constituído por uma série de jornadas, incluindo visitas a várias localidades e regiões do País, com vista à defesa, valorização e promoção do património português.

Dando continuidade a intervenções anteriores, o Presidente da República pretende não apenas sensibilizar as diversas entidades, empresas e cidadãos em geral para a importância da preservação do património, mas também salientar alguns exemplos de iniciativa, rigor científico e gestão integrada que têm vindo a ser desenvolvidos nesta área.

É objectivo do Roteiro, acima de tudo, contribuir para uma compreensão alargada do património, que integre as suas diversas vertentes e as enormes potencialidades que ele representa em termos de identidade, coesão e desenvolvimento do País.

 

Declarações do Presidente da Républica a respeito do Património

"O desenvolvimento para ser justo tem também de ser sustentável, tendo em devida conta a herança que nos compete transmitir às gerações futuras.
As políticas de defesa da qualidade ambiental e de correcção do desordenamento na ocupação do território, quando prosseguidas com bom senso, devem ser encaradas não como limites ao desenvolvimento mas como elementos de inovação e modernização que tornam o País mais competitivo."
Aníbal Cavaco Silva, Discurso de tomada de posse


"Desejamos, (…), um Portugal que se reveja no melhor do seu património histórico e cultural e que saiba, não só preservá-lo, mas também promovê-lo e torná-lo maior, na riqueza e criatividade das suas manifestações"
Aníbal Cavaco Silva, Sessão solene do 10 de Junho de 2006


"Portugal tem uma História de séculos, que nos diferencia e nos identifica. Deixámos marcas por todo o Mundo. Falamos uma língua que é partilhada por milhões de seres humanos. Possuímos um património material e imaterial que temos a obrigação de preservar e legar às gerações vindouras. É em torno da defesa desse património e dessa cultura multissecular que, sem saudosismos ou passadismos de qualquer espécie, deve ser construído um novo sentimento patriótico."
Aníbal Cavaco Silva, Sessão Comemorativa do 25 de Abril de 2007


"Não me resigno aos sinais de degradação do ambiente e do património cultural com que nos deparamos em tantos lugares e povoações, que antes deveríamos preservar e promover, como herança de que usufruímos e que teremos, por nossa vez, de legar aos nossos filhos e netos.
A preservação do espaço que habitamos, assim como do património que herdámos, são dois elementos decisivos para o reforço da nossa identidade comum."
Aníbal Cavaco Silva, Sessão solene do 10 de Junho de 2007

Extraído do sítio on-line da Presidência da Républica

http://www.presidencia.pt/?idc=23&idt=17

a 21 de Dezembro de 2007

 

Clique aqui para ver as jornadas do Roteiro para o Património

0 comentarios