Blogia
COMUNICAÇÃO E PATRIMÓNIO MUNDIAL - Blogue de Apoio à Tese de Doutoramento

O Interesse dos Media nas Questões do Património Mundial

O Interesse dos Media nas Questões do Património Mundial

Sé Velha reclama dignidade

"O projecto para "restituir a dignidade à Sé Velha de Coimbra" começa com a aquisição de um órgão de tubos, cujo concurso internacional deverá ser lançado ainda este ano, mas não se fica por aí. João Evangelista, pároco da Sé Velha, admite criar ali uma escola de música e quer ver o templo reconhecido como "santuário de excepção", no contexto regional e nacional, nomeadamente com a dotação de um guia turístico devidamente credenciado para prestar informações, que vão muito para além das serenatas dos postais, aos 70 mil turistas que anualmente a visitam.

"Somos pressionados por 70 mil turistas e o que damos é muito pouco.É uma vergonha não podermos dar aos turistas um roteiro digno desta casa", afirmou, à medida que, a par da arquitectura, ia explicando a simbologia, do retábulo, do século XV, aos túmulos de 19 bispos, bem como o do pecador arrependido que quis ficar sepultado à entrada da Sé, redimindo-se ao permitir que o pisem por vários séculos.

João Evangelista quer dar a conhecer os 850 anos de história da Sé Velha a turistas, mas, com a aquisição do órgão de tubos e a elaboração de um projecto dinamizador, pretende também atrair os conimbricenses, que, depois da retirada do estatuto de catedral da cidade, em 1772, se afastaram daquele santuário.

"O problema é haver gente que não sabe que existe uma Sé Velha. Por isso queremos abri-la nos vários domínios. Ela merece ser conhecida, ser integrada na cultura da cidade", afirmou, pedindo, para isso, apoio de várias entidades.

"A dignificação da catedral de Coimbra é, pois, um serviço à cultura, como a urbanização, os acessos, as placas indicativas, a reparação do claustro, o guarda-vento, o tratamento da pedra e outras pertinentes melhorias que escapam à nossa capacidade de execução, mas exigem a nossa melhor cooperação com as entidades culturais, com os serviços do Estado e camarários", referiu, sublinhando esperar que, em um ano, o projecto esteja, pelo menos, "totalmente definido".


Ligação à Universidade

A Sé Velha de Coimbra é, desde 2002, classificada, pela Igreja, como catedral histórica, mas este é um título que, para João Evangelista, não tem sido reconhecido pela cidade e, em particular, pela Universidade de Coimbra (UC). O pároco, que sublinha o acolhimento da "incipiente UC" pela Sé em 1308, lamenta que a própria universidade não estude e divulgue mais "aquela pré- -história em que se desenvolveu na base desta casa". E, no seu entender, esta ligação da UC à Sé Velha seria uma mais-valia no dossiê de candidatura da UC a Património Mundial, que deverá ser apresentado à UNESCO em 2012."

(Notícia datada de 31 de Março de 2007, escrita por Tânia Moita)

 

Extraído do Sítio on-line do Jornal de Notícias,

http://jn.sapo.pt/2007/03/31/pais/se_velha_reclama_dignidade.html, a 17 de Julho de 2007

 

 

0 comentarios