Blogia
COMUNICAÇÃO E PATRIMÓNIO MUNDIAL - Blogue de Apoio à Tese de Doutoramento

Cabo Verde - Cidade Velha discute candidatura a Património Mundial da Humanidade

Cabo Verde - Cidade Velha discute candidatura a Património Mundial da Humanidade

A preparação para a candidatura da Cidade Velha a Património Mundial da Humanidade é o tema principal da reunião de hoje, 28, que junta a Comissão Instaladora do Município da Ribeira Grande de Santiago e o Instituto de Investigação e Património Cultural.

A cidade cantada Cesário Evora e Caetano Veloso é candidata ao título de Património Mundial.

 

"O dossier da candidatura do berço de Cabo Verde a património da UNESCO arrasta-se há vários anos e em Outubro passado foi prorrogado um prazo para apresentação do projecto. Em entrevista ao jornal "A Semana", na edição nº 790, o ministro da Cultura admite que "há um timing, de facto, e que se pediu um prazo maior". Manuel Veiga adianta ainda que "a Espanha já deu os meios financeiros para o funcionamento do grupo que vai preparar o dossier".

O primeiro relatório ainda não foi apresentado, mas deverá chegar ao Ministério da Cultura em breve. No entanto, Veiga diz que "num segundo momento é preciso um trabalho mais profundo. Inclusive, segundo indicações da própria UNESCO, é necessária assessoria de gente que já trabalhou numa candidatura vencedora, para não se estar a repetir certos erros". Este "segundo momento", frisa o ministro, é uma das prioridades da sua tutela para este ano.

Entretanto, aguarda-se, para os próximos dias, a apresentação do circuito integrado da Cidade Velha a ser explorado pelo consórcio hispano-cabo-verdiano Prointur. Segundo o presidente do IIPC, Carlos Carvalho, no que diz respeito à candidatura a património mundial, "a gestão do espaço é um dos pontos fundamentais".

Os locais considerados Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO, devido à sua importância cultural ou natural, podem ser florestas, cordilheiras, lagos, desertos, edifícios, complexos ou cidades.

O World Heritage Fund doa fundos aos locais seleccionados para Património Mundial, sob o cumprimento de determinadas condições. A solicitação e candidatura deve ser feita pelo Estado onde o sítio se encontra.

Neste caso, será o Estado cabo-verdiano que, depois do dossier de candidatura estar pronto, terá que apresentar a proposta da Cidade Velha como Património Mundial da Humanidade.

O programa foi fundado pela Convenção sobre a Protecção do Património Cultural e Natural, adoptado pela Conferência Geral da UNESCO em 1972. Até 2006, estavam na lista da UNESCO um total de 820 sítios estavam listados, sendo 634 culturais, 162 naturais e 24 mistos, em 138 países diferentes."

Transcrito em 28/02/2007 do Sítio web do Jornal "A Semana": http://www.asemana.cv/article.php3?id_article=22830

 

 

1 comentario

Portugal Notável -

Espero que esteja tudo bem consigo.
Em que ponto está a candidatura da Cidade Velha?