Blogia
COMUNICAÇÃO E PATRIMÓNIO MUNDIAL - Blogue de Apoio à Tese de Doutoramento

“MANUAL DE EDUCAÇÃO EM PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO” TEM O OBJECTIVO DE SENSIBILIZAR AS NOVAS GERAÇÕES PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO.

“MANUAL DE EDUCAÇÃO EM PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO” TEM O OBJECTIVO DE SENSIBILIZAR AS NOVAS GERAÇÕES PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO.

No decurso da elaboração da tese de Doutoramento, com o título “A Importância da comunicação para a Preservação, divulgação e Atribuição do Título de Património Mundial no Âmbito da UNESCO aos Centros Históricos Urbanos”, ao fazer um levantamento (contínuo, moroso mas aliciante) das obras que aprofundam a importância da preservação e divulgação do património, de forma a provar núcleo central da minha investigação, isto é o contributo da comunicação (nos mais variados aspectos) para essa já referida divulgação e preservação do espólio histórico edificado, encontrei um livro bastante interessante, dedicado aos mais novos, intitulado “Manual de Educação em Património Arquitectónico”. Desenvolvido em 2005 por Vítor Cóias, Catarina Valença Gonçalves e com ilustrações de João Carlos Farinha e Marcos Oliveira, esta obra “que partiu da consciência de que a sensibilização das novas gerações é uma das formas mais eficazes de assegurar a preservação do património”, como refere o sítio on-line da Livraria Virtual da GECORPA.

Este livro é constituído por 10 fichas de texto e jogos educativos, redigido “numa linguagem simples, objectiva e adequada às crianças, procurando estimular a sua sensibilidade, levando-os a reconhecer, apreciar, e defender o património arquitectónico”, explica.

De referir ainda que neste sítio on-line encontra-se um leque vasto de obras dedicadas ao património, nas suas mais variadas temáticas, com a facilidade ainda de se as poder obter via Internet.

 

Fica aqui o endereço: http://lv.gecorpa.pt/livraria.asp?editora=GECoRPA

 

Boa leitura.

0 comentarios