Blogia
COMUNICAÇÃO E PATRIMÓNIO MUNDIAL - Blogue de Apoio à Tese de Doutoramento

ARTE CHOCALHEIRA PORTUGUESA É PATRIMÓNIO IMATERAL DA HUMANIDADE E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL FIZERAM ECO DESSA DISTINÇÃO

ARTE CHOCALHEIRA PORTUGUESA É PATRIMÓNIO IMATERAL DA HUMANIDADE E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL FIZERAM ECO DESSA DISTINÇÃO

O fabrico de chocalhos em Portugal juntou-se ao Fado, à Dieta Mediterrânica e ao Cante Alentejano na lista de bens nacionais distinguidos como Património Imateral da Humanidade pela UNESCO.

No dia 1 de Dezembro, a UNESCO, na 10ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que teve lugar em Windhoek, capital da Namíbia, decidiu classificar o fabrico do chocalho, instrumento usado para localizar e dirigir os rebanhos pela importância cultural para as gentes sobretudo do Alentejo e com especial destaque para Alcáçovas, conhecida como a "Capital do Chocalho", mas também pelo facto de este bem se encontrar em perigo de desaparecer, já que restam muito poucos mestres na arte do seu fabrico.

Esta candidatura foi liderada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT), em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas. 

Os meios de comunicação social portugueses fizeram assinalado eco dessa classificação, tendo a rádio TSF criado uma versão do seu "jingle" original com som do chocalho.

Clique abaixo nos links de algumas das reportagens publiucadas ou emitidas por alguns dos principais meios de comunicação social portugueses:

Público

Observador

Rádio Renascença

RTP

SIC

0 comentarios