Blogia
COMUNICAÇÃO E PATRIMÓNIO MUNDIAL - Blogue de Apoio à Tese de Doutoramento

Dinâmica Cultural e promoção do lazer representam factor essencial nadivulgação da "marca" Porto, Centro Histórico Património Mundial daUNESCO

Foto: O Público

Rua das Galerias de Paris é citada


A "movida" do Porto chegou às páginas do New York Times, através de uma reportagem do jornalista de viagens Seth Sherwood que elogia a nova oferta cultural, turística e de lazer da cidade.
"Um novo quarteirão "à pinha" de vida nocturna está a ganhar forma, e uma florescente cena criativa que tem de tudo, desde um emergente centro de design a uma vanguardista Casa da Música desenhada por Rem Koolhaas, um espaço de concertos deslumbrante", descreve Sherwood.
O jornalista, baseado em Paris, afirma que a "segunda maior metrópole de Portugal" já não precisa de se "encostar" à reputação do famoso vinho digestivo com o mesmo nome. "E há grandes notícias para os enófilos também. Com a emergência da região do Douro como berço de vinhos tintos premiados - não apenas o Porto -, o Porto (conhecido também como Oporto) pode agora inebriá-lo com uma miríade de "vintages", novos restaurantes ambiciosos e até hotéis vínicos temáticos", realça o repórter.
No artigo 36 Horas no Porto, Portugal, já disponível on-line e a ser publicado na edição de domingo do New York Times em papel, são apresentados 11 pontos de passagem/paragem de um percurso pela cidade que começa às 18h de uma sexta-feira e termina ao meio-dia de domingo.
Um "passeio barato (2,50 euros)" de eléctrico entre a Praça do Infante e a Foz marca o início da viagem, que é seguida de uma SuperBock saboreada numa esplanada à beira-rio e de um jantar de francesinha, "a sanduíche local não aprovada por cardiologistas". O dia termina no Hard Club, no "renascido" Mercado de Ferreira Borges, e o sábado começa noutro mercado, o do Bolhão, a que se segue uma visita às galerias da Rua de Miguel Bombarda e à Casa da Música.
Depois do jantar num "restaurante literário", Sherwood "mergulha" na incontornável movida dos bares do quarteirão das ruas da Galeria de Paris e de Cândido dos Reis.
Os Jardins e Museu de Serralves e as caves do vinho do Porto, em Gaia, completam o passeio, que é acompanhado de 17 fotografias e de duas propostas extremas de alojamento, num hostel (20 euros) e num hotel vínico (139 euros).
Pimenta, Paulo (2011, Novembro 24). Vida nocturna do Porto cativa o New York Times. O Público. Extraido em 24 de Novembro de 2011 da versão IPAD do jornal O Público

0 comentarios